Publicado em

Extintores ABC de 3 ou 5 anos de garantia podem ser usados como extintor predial?

Uma das frequentes dúvidas sobre nossos produtos se refere ao fato de alguns clientes questionarem se podem ou não utilizar os extintores ABC de 3 anos ou de 5 anos de garantia em indústria e comércio (usar extintor automotivo como extintor predial com garantia estendida).

Antes de entrarmos em detalhes é bom salientar que extintores de 3 e 5 anos de garantia é uma obrigatoriedade do CONTRAN – Conselho Nacional do Trânsito, para veículos automotores.

É nas portarias do Contran que são definidos os pesos e os prazos de cada extintor que vai ser usado em caminhões, ônibus, tratores, etc.

E é por essa razão que temos a obrigação de fabricar extintores de 3 e 5 anos para atender a esse público e a essa Resolução do Contran.

Lembrando que para um de nossos nichos de mercado, que são as empresas de inspeção e manutenção de extintores, não é vantagem a garantia estendida de nós fabricantes, ou seja extintor predial ABC com 5 anos de garantia.

Já que para eles a garantia de um ano é mais vantajosa, porque depois de um ano eles já podem garantir um serviço de manutenção em nossos aparelhos.

Ou seja, a garantia estendida não é vantajosa nem para nós como fabricantes que temos que estender nossa responsabilidade sobre o produto que fabricamos, nem vantajoso para um de nossos principais públicos que são as empresas de revenda e recarga de extintores de incêndio.

Nos extintores prediais de garantia de 3 e 5 anos o único que sai de fato ganhando é o consumidor final, que não precisa recarregar anualmente enquanto a garantia do fabricante valer, nem correr o risco de uma empresa de manutenção de má fé fazer uma manutenção ruim e diminuir a capacidade de extinguir do aparelho.

É por essas e outras que obviamente, pela extensão de nossa responsabilidade (fabricante), os extintores prediais de 3 e de 5 anos são um pouco mais caros que um extintor predial de 1 ano de garantia ABC.

Além de termos que garantir a qualidade sempre esperada, temos que garantir também essa qualidade por 3 ou 5 anos depois que saiu de nossa fábrica, o que é um prazo longo se considerarmos que alguns extintores passam por muitas intempéries durante esse período, como por exemplo, extintores usados em máquinas agrícolas.

Retomando nossa pergunta inicial, não há nada que impeça você de comprar um extintor de 3 ou 5 anos de garantia (extintor automotivo ABC), e usar na sua indústria ou comércio normalmente como extintor predial.

Você passará na vistoria do bombeiro da mesma forma, além de contar com a garantia do fabricante, pelo prazo que você escolher.

Lembrando que a garantia do fabricante pelo extintor irá até o final do prazo estipulado pelo mesmo, assim que a garantia do fabricante terminar, você deve procurar uma empresa de inspeção e manutenção de extintor e fazer a primeira manutenção.

A partir dessa primeira manutenção, todo ano você deverá realizar manutenção normalmente, assim como um extintor novo com validade de 1 ano de garantia.

Ou seja, a partir da primeira manutenção realizada pela empresa de manutenção, anualmente, usando ou não, seu aparelho deverá passar por manutenção.

Manutenção que não significa apenas trocar o pó, mais sim revisar e testar seus componentes para que realmente não falhem na hora que você mais precisar.

Se ainda restar-lhe alguma dúvida sobre o extintor automotivo ABC ser usado como extintor predial com garantia estendida, pode entrar em contato com uma de nossas vendedoras no telefone (43) 3534-4340 ou mandar um e-mail para [email protected].

Estaremos sempre prontos a atendê-los.